Notícia

Como caixão com chumbo ajuda a preservar corpo da rainha Elizabeth

  • Terra -

Desde que a rainha Elizabeth II morreu, na última quinta-feira (8), seu corpo também passou a ser levado de lá para cá. Ainda na segunda-feira (12), o caixão da monarca chegou à Catedral de Santo Edígio, na Milha Real (Escócia), onde aconteceu um velório aberto ao público. Já nesta terça (13) o corpo da rainha foi transferido para o aeroporto de Edimburgo e já chegou à Inglaterra. Mas como estão fazendo para preservar o corpo por tantos dias?

A resposta, por mais estranha que pareça, não é o nosso conhecido formol (ou formaldeído), descoberto em 1869. Na verdade, para preservar o cadáver, o segredo é o caixão de carvalho inglês com chumbo, tradição de centenas de anos. O de Elizabeth foi preparado há pelo menos 32 anos e é idêntico aos caixões em que foram sepultados a Princesa Diana e o Príncipe Philip.

Qual a diferença de um caixão normal e um de chumbo?
O carvalho inglês, presente no caixão da rainha, é um material mais nobre e que está ficando cada vez mais difícil de se encontrar hoje em dia, por isso usa-se mais nos caixões comuns o carvalho americano.

Os caixões de chumbo são responsáveis por desacelerar a decomposição do corpo, mantendo a umidade fora dele. Gases e eventuais cheiros desagradáveis também se mantêm presos no caixão. Caixões assim eram por muito tempo caros para plebeus europeus e caracterizam uma espécie de "luxo" da coroa britânica.

Essa missão de manter a umidade do lado de fora faz com que o caixão também fique muito mais pesado: para levantá-lo, são necessárias oito pessoas. Os diretores da família real em Londres, Leverton & Sons, disseram que esse caixão foi herdado em 1991, o ano em que começaram a servir a coroa. Não existem informações sobre os criadores dele.(Terra)



Padre pega 30 anos de prisão por abuso infantil na Espanha Anterior

Padre pega 30 anos de prisão por abuso infantil na Espanha

Jornalista Silvio Lancellotti morre aos 78 anos em São Paulo Próximo

Jornalista Silvio Lancellotti morre aos 78 anos em São Paulo

Deixe seu comentário